Sobre Moçambique


Moçambique é um país da costa sudeste da África. É o país com maior extensão litorânea do Índico. Possui 11 províncias. A capital fica ao sul do país, Maputo. Ex-colônia de Portugal, ganhou independência em 1975. Após essa conquista, instalou-se uma guerra civil que extendeu-se até 1992. Atualmente o país tem cerca de 21 milhões de habitantes, grande maioria negra. A base econômia é a agricultura, pesca e extração de minerais e madeira. A indústria é pouco desenvolvida. Em termos de saúde, a grande preocupação é a endemia da infecção pelo HIV. Cerca de 15-20% da população está contaminada. Se considerarmos apenas as mulheres adultas (>15 anos) cerca de 50% estão infectadas. Com o HIV, doenças como tuberculose também são muito frequentes. Além dessas duas, a malária é a doença que mais mata. 

Vista Aérea da Cidade da Maxixe - Vejam a quantidade de coqueiros!


Moro na cidade da Maxixe, na província de Inhambane, 450 km ao norte de Maputo. O município tem cerca de 120.000 habitantes, 12o. do país. A capital é Inhambane, cidade que fica do outro lado da baía com o mesmo nome. As principais atividades do município são a coleta de castanha de caju, côco e a pesca.

O Hospital, bem como minha casa, ficam a 5 km do centro da cidade de Maxixe, no bairro de Chicuque. 

O turismo praiano em Inhambane é explorado por sul-africanos. Belas praias por sinal. As mais famosas são a do Tofo e da Barra. Ambas ficam a 20 km do centro da cidade de Inhambane. Existe um aeroporto internacional na cidade de Inhambane com voos diretos para Maputo e Joanesburgo.