Sobre o Hospital Rural de Chicuque

Entrada da Enfermaria de Cirurgia

Bicha do Banco de Socorros
Fachada da Recepção



Jardim Central


O Hospital Rural de Chicuque situa-se na província de Inhambane no bairro de Rumbana, município da Maxixe, Moçambique. A 450 km de distância da capital, Maputo.
Fundado em 1913 por missionários metodistas suecos completou 95 em 2008, ano da minha chegada aqui. Funciona por meio de acordos entre a Igreja Metodista Unida e o Ministério da Saúde de Moçambique.
Trata-se de um hospital de 200 leitos que tem uma taxa de ocupação média de 100 leitos. Deste os serviços com maior rotatividade e movimento são a maternidade (obstetrícia e ginecologia) e a cirurgia (cirurgia geral e ortopedia/traumatologia)
O "staff" do hospital conta com 3 médicos generalistas, 1 cirurgião geral (eu), 2 técnicos de medicina interna, 2 técnicos de cirurgia geral, 3 técnicos de anestesia, 3 enfermeiros de nível superior (1 de pediatria, outro de obstetrícia e outro geral). Ainda conta com 1 estomatologista (dentista) e 1 técnico de estomatologia. Presta serviços de fisioterapia, nutrição, quimioterapia para sarcoma de Kaposi, serviço de emergência de 24 horas, ambulatórios múltiplos, laboratório e radiologia (+ US).
O número de atendimentos de urgência em 2009 foi de cerca 20.000 utentes. O número de cesarenas e cirurgias ginecologógicas foi de cerca de 1.000, o mesmo número de procedimentos de cirurgia geral/traumatologia.

Hospital no Google Maps - a beira da baía de Inhambane

Site oficial - um pouco desatualizado