quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Culinária Moçambicana – Parte 1

Caril de Camarão:
Para não só falar de coisas médicas ou tristes, um dos meus hobbies em Moçambique tem sido a culinária.
Em Moçambique, tanto a influência portuguesa, quanto a indiana, é marcante na culinária. A portuguesa obviamente devido a colonização. Já a indiana é um caso mais curioso. Moçambique foi um dos pontos de apoio de Portugal para o caminho das índias. Desde o século 19, muitos imigrantes indianos se instalaram na África do Sul e em Moçambique, fugindo da guerra com os ingleses. Depois se espalharam para o resto do continente. Atualmente em Moçambique, eles são os “donos” do comércio. É curioso ir ao centro da cidade fazer compras e encontrar as lojas indianas e os seus rudes vendedores. É vendo para entender.
Já o camarão é um dos principais produtos de exportação de Moçambique. A longa faixa costeira do oceano Índico é rica em muitas espécies. O mais famoso, o cobiçado camarão VG (tigre).
Dessa influência e combinação surge um dos pratos mais saborosos que aqui já desfrutei e que tenho o prazer de preparar e compartilhar com vocês. É o caril de camarão ou o curry de camarão. Não tem mistério.
Ingredientes (4 porções):
- 1 kg de camarão (quanto maior melhor), sem casca e sem cabeça;
- 2 cebolas picadas;
- 1,5 cm de gengibre fresco e espremido;
- 2 dentes de alho espremidos;
- 1 colher de sopa de pó de curry (se está familiarizado com a culinária indiana pode substituir pelos temperos separados, a proporção que quiser);
- 1/2 colher de chá de açafrão em pó;
- 1 pimenta vermelha pequena picada sem sementes (opcional);
- 500 ml de leite de côco;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- coentro fresco (opcional);
- 2 colheres de chá de sal.
Modo de Preparo:
Em um fio de óleo, doure a cebola, depois o alho e o gengibre, depois o pó de curry, depois o açafrão. Acrescente um pouco de água para desgrudar o fundo. Coloque o leite de côco até ferver. Acrescente os camarões e aguarde ferver novamente. Coloque o sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Acrescente a farinha de trigo dissolvida em um pouco de água fria até obter a consistência desejada. Tampe e retire do fogo. Decore com folhas de coentro picadas e sirva com arroz branco e chapatis (pão indiano – ou então pão sírio).
Bom Apetite!
Posted by Picasa

4 comentários:

  1. Du... cozinheiro!!! Quero experimentar... mas fazer aqui na suíça será complicado! Tenho que ir ai te visitar para experimentar!

    ResponderExcluir
  2. Então vem logo, antes que seja tarde demais! Rsss.

    ResponderExcluir
  3. Caro genrinho,

    Amei este seu lado narrativo.

    Quanto à culinária, sugiro modificar a receita, se é que não foi um equívoco de sua parte, para 2 dentes da alho, ao invés de duas cabeças de alho.

    Bjos e abços.
    Lucia Estela

    ResponderExcluir
  4. Sogrinha, obrigado pela nota, já corrigi o erro.

    ResponderExcluir