quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Falta de Tempo - Rotina diária!

Vida de médico não é fácil. De cirurgião geral é um pouco pior. Vida de missionário é renúncia. Imagina agora a bomba de tudo isso junto! Não estou falando isso para me gabar. Na verdade, no momento estou sofrendo. Ontem quando iniciei este blog tinha mil coisas em mente já prontas para escrever. Mas é como se algo a mais não deixasse. Esse algo aqui, chama-se "urgências".
Imagine um hospital no meio de uma rodovia federal (a principal do país - que corta do sul ao norte de Moçambique) que cobre uma área de cerca de 500.000 habitantes. Agora imagina uma série de acidentes acontecendo nesta rodovia na mesma tarde e noite e você sendo o único médico para atendê-los.
Foi assim o dia de ontem: fui chamado para o Hospital pois acabara de chegar 1 acidente de viação (é assim que chamam aqui) com 2 vítimas. Controlei a situação, voltei para casa. Dez minutos depois, o telefone toca, outro distrito trazendo mais 1 caso de atropelamento, controlei tudo de novo, voltei para casa. Vinte minutos depois, mais 1 caso do primeiro distrito, queda de bicicleta, TCE moderado. Voltei para casa, 1 minuto depois, raios, dessa vez não deu nem para ligar o computador, 1 atropelamento há minutos, trazido pelo próprio agressor (aqui não tem SAMU, o doente chega de qualquer maneira), e este, para sua infelicidade, tinha sofrido um TCE grave, já chegou nos últimos suspiros, pouca coisa para fazer, infelizmente. 21:30, quem sabe agora eu consigo terminar meu blog. 30 minutos depois, tô cansado, vou mesmo é dormir, amanhã tem mais e nunca se sabe o que vem por aí. Lembra daquele paciente nos últimos suspiros, pois é, o povo daqui é forte, só morre no meio da madrugada, aí eles me chamam de novo só para confirmar o óbito. Já se foi o sono.
Esses foram os acidentes após as 17 horas, não vou contar o restante do dia, nem mesmo os casos não traumatológicos, senão vocês vão achar que estou brincando.
Bem, pelo menos hoje tenho tido tempo para terminar a primeira parte do site. Aquelas idéias, espero que retornem com o tempo. Caso contrário, com certeza novos casos vão aparecer. Só espero que tenha mais tempo para ficar à toa!

4 comentários:

  1. Caro Eduardo, sou Beatriz Birchal, da Igreja do Izabela, a primeira belorizontina a ser missionaria em Chicuque (1995 a 1998). Seu pai foi quem indicou meu nome a Junta Mundial. Fico feliz que mais gente esta' indo para ai.
    Mas vejo que as coisas nao mudaram muito nesses anos. Eu passei pelos mesmos problemas. Eu continuo na Africa, ja sao 15 anos e meio. Desejo a voce muita paz para seguir seu trabalho. Deus lhe abencoe, B

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi muito falar de si, no Brasil e aqui. Não posso falar do que não vi, mas com certeza as coisas por aqui mudam ao passo muito lento, mas pelo menos estão mudando, algumas para melhor, outras, infelizmente, nem tanto.

    ResponderExcluir
  3. Ola Eduardo!
    Aqui é o seu primo Allan!
    Obrigado por postar esse blog. Estarei acompanhando e participando dos seus posts. A situacao realmente é muito triste e alarmante, mas poucas pessoas como voce estao ai para fazer a diferenca de uma maneira iluminada por Deus. Que Deus continue te dando forca e paz para seguir no seu trabalho.
    Abracos
    Allan Maia

    ResponderExcluir
  4. ola!! dr eduardo sou instrumentadora e estou em viagem a inhambané
    gostaria de fazer algum trabalho voluntario com vcs no hospital
    tenho45 anos e 10 de experiençias cirurgica traumas plantão da geral com
    dr marcelo funai e dr wanderlei em mogi guaçu
    estarei de ferias aguardo vou em dezembro

    ResponderExcluir