sábado, 2 de outubro de 2010

Culinária Moçambicana - Parte 2

Desossando a pata do cabrito
Caril de Cabrito (Curry)
Esse não pode ser considerado um prato típico moçambicano. Contudo, é frequentemente consumido, principalmente nas festividades. Essa receita em particular, parece bastante bizarra. Mas tive a oportunidade de preparar após ganhar duas patas frescas de um cabrito, e só posso dizer, é fenomenal. Como o cabrito não é uma carne muito consumida no sudeste brasileiro (exceto norte de Minas), se você tiver a oportunidade de comprar e quiser experimentar, não vai se arrepender.
Ingredientes (para duas pessoas):
-       400 g de Cabrito
-       1 cebola picada
-       2 colheres de sopa de manteiga
-       2 tomates sem pele
-       2 folhas de louro
-       1 punhado de uvas-passa
-       1 colher de sopa de pó de curry
-       1 xícara de caldo de carne/galinha
-       1 xícara de leite
-       1 colher de sopa de café instantâneo
-       1 xícara de leite de côco
-       Sal e pimenta do reino a gosto
-       3 sacudidas de molho Tabasco
-       1 dose de conhaque
-       1 colher de sobremesa de farinha de trigo
Modo de preparo:
Lave o cabrito em água fria, seque bem e corte em cubos. Numa panela, caramelize a cebola na manteiga e depois acrescente a carne até ficar dourada. Acrescente o curry, passas, louro, tomates e o caldo de carne e cozinhe em fogo baixo até reduzir a metade. Acrescente o leite, a pimenta do reino, o sal e o Tabasco. Cubra e cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Dissolva o café no leite de côco e misture ao molho de forma que este engrosse (pode usar a farinha de trigo dissolvida em um pouco de água ou no leite de côco). Antes de servir adicione a dose de conhaque ao molho. Sirva com arroz.
Bom apetite!

5 comentários:

  1. Gatinho, sua receita ficou de fato estupenda, deliciosa, maravilhosa como você! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Pela lista de ingredientes, a receita parece bizarra mesmo. Aqui o pessoal come bastante carneiro, quem sabe eu não tento um dia?
    Ei, Dú, vc tá muito magrinho....! Tá cozinhando mas não tá comendo?

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Ana, essa foto tá horrível mesmo. Meu chefe indiano disse que o bode (mutton)é uma das carnes mais apreciadas por aí também. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, o pessoal aqui come muito mutton. Eu não gosto... O Jeremaia, sim. Quem sabe se eu aprender a preparar, né? Vou começar pela sua receita...
    Como é que se limpa? Como carne de boi mesmo?

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Bom, não sou nenhum especialista, mas limpa-se da mesma forma que outras carnes. No caso dessa peça, desossei, retirei as fáscias, como carne de vaca e piquei. Você pode comprar a perna fatiada em cortes transversais com o osso. Nesse caso não precisa limpar. Boa sorte.

    ResponderExcluir